Consórcio, segundo a ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, é a modalidade de compra baseada na união de pessoas - físicas ou jurídicas - em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. A formação desses grupos é feita por uma Administradora de Consórcios, autorizada e fiscalizada pelo BACEN - Banco Central do Brasil.
Então é LEGAL e cobrará apenas uma taxa de administração, que é infinitamente menor que a taxa de juros de um financiamento. Consórcio NÃO TEM JUROS!

O consorciado está apto a retirar/comprar/adquirir o serviço desejado depois de ocorrida a contemplação de sua carta de crédito, que pode ser por meio de sorteio ou lance nas assembleias realizadas mensalmente. 

Os sorteios são realizados por meio do “primeiro” prêmio da extração da loteria federal, que antecede a data da assembleia. Para efeito de contemplação os sorteios serão processados na seguinte ordem: primeiro os clientes ativos, segundo os clientes cancelados/excluídos e por último, as contemplações por lance. 

Nesse sistema, o valor do bem ou serviço é diluído em um prazo predeterminado, e todos os integrantes do grupo contribuem ao longo desse período. Mensalmente (ou conforme estipulado em contrato), a Administradora os contempla, por sorteio ou lance, com o crédito no valor do bem ou do serviço contratado, até que todos sejam atendidos. No consórcio você se torna CREDOR, enquanto que em um financiamento você é DEVEDOR, logo podemos compará-lo a um INVESTIMENTO.

Não tem mais dúvidas? Que tal fazer uma simulação? Fazer Simulação

Ainda está com dúvidas? Entre em contato conosco agora mesmo!